terça-feira, 13 de novembro de 2007

Marinha

Escola Naval


A Escola Naval é uma instituição de ensino superior da Marinha do Brasil que tem por objetivo formar Oficiais da Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha. Atualmente, está instalada na ilha de Villegagnon no Rio de Janeiro.
Anualmente, a Escola Naval promove um processo seletivo oferecendo 40 vagas para Aspirantes. A estes aprovados se somarão os alunos formados no CN.



Colégio Naval

Localiza-se na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Com mais de cinqüenta anos de existência, é uma tradicional escola de preparação para a Escola Naval. Atualmente, o ingresso é feito via concurso público, que é feito anualmente.
É equivalente ao ensino médio, desde o primeiro ano ao terceiro, acrescido de instrução naval especializada.É reconhecida nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio.
O aniversário da instituição é comemorado anualmente no dia 15 de agosto. Outras ocasiões festivas de relevo são as cerimônias de comemoração da Batalha Naval do Riachuelo, em 11 de junho, e do dia do marinheiro, em 13 de dezembro, além dos encontros comemorativos organizados pelas turmas que já passaram pelo Colégio Naval.

13 comentários:

  1. adao06052005loveOlá, me chamo Wesllem tenho 12 anos,moro no Rio de Janeiro.Adorei o texto,até adoraria realizar provas para colégios navais.Sei que é preciso ter completo o Ensino Fundamental,então nesse período estarei atento a provas e concursos,aproveitarei para estudar mais e se entereçar mais.Bom foi muito bom ler este texto,porque e de pequeno que se aprende,Abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi eu me chamo vitor e tenho maior vontade de ir para escola naval eu quero ser da marinha e eu vou lutar para conseguir isso

    ResponderExcluir
  3. odorei a escola!!!!!!!!!monikinha

    ResponderExcluir
  4. Ola Galera me Chamo douglas e tenho 14 anos E meu maior sonho é ser um fuzileiro naval, eu quero entrar pra marinha pq é isso que eu gosto, é isso que eu pretendo ser i é isso qe eu AMO
    "MARINHA NO CORAÇAO"

    ResponderExcluir
  5. Sou uma Menina tenho 15 anos, e quero muito estudar no colégio da marinha, mas tem ensino médio? por que estou no 1º ano do ensino médio!
    Como eu faço para saber?
    Jéssica

    ResponderExcluir
  6. oi me chamo Thales sou de Divinópolis MG tenho 10 anos eu quero muito fazer parte da marinha do BRASIL.

    ResponderExcluir
  7. olá! Chamo-me Lalesca, tenho 14 anos, moro em Campinas-Sp. Gostaria de elogiar o texto e dizer q como outros que vêm postando aqui, também quero ter a oportunidade de estudar no colégio Naval, de entrar para Marinha. Mas também sei que terei de me esforçar muito. Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  8. oi tenho 14 anos e estou no ultimo ano do ensino fundamental,farei a prova este ano ainda,quero muito entrar p esse colegio!

    ResponderExcluir
  9. Natalia Faustroni1 de março de 2011 21:41

    Eu adorei a imagem da escola, pretendo prestar prova pra entrar na escola. e ESTOU ESTUDANDO MUITO PRA ISSO :)

    ResponderExcluir
  10. oi sou jessyca...amei esse texto sobre a escola naval/na minha escola passaram na minha sala o pessoal do itam e chamou que quem quiser se preparar para os concursos militares e eu vou fazer o da marinha estou muito ansiosa pra conhecer o meu futuro...Marinheira ;D

    ResponderExcluir
  11. Olá eu me chamo Geciane, eu queia muito ter essa oportunidade pra mim ir pra uma dessas escolas, então por isso que eu estou bem atenta nas minhas aulas, principalmente nas provas, e eu vou lutar e muito pra mim poder conseguir isso !

    ResponderExcluir
  12. me chamo fabrinny e tenho muita vontade de entrar para a marinha,estou cursando o 3 ano e assim que terminar, vou entrar para a escola naval de marinha.
    eu vou chegar lá em nome de jesus

    ResponderExcluir
  13. em breve estarei ai.

    ResponderExcluir