Academia militar das Agulhas Negras




A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) é um estabelecimento da linha de ensino militar bélico de nível superior, do Exército Brasileiro, responsável pela formação dos oficiais da ativa, futuros chefes militares, das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico.
Com um curso de duração de quatro anos, tem seu currículo estruturado com Matérias de cunho estritamente militar e matérias de formação universitária comuns às faculdades civis.
Atualmente, a única forma de acesso à Academia Militar das Agulhas Negras é por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), situada em Campinas - SP.
O Corpo de Cadetes foi criado em 25 de agosto de 1931, numa solenidade no Campo de Marte da Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, com a presença do Chefe do Governo Provisório, Dr. Getúlio Vargas, de Ministros, de Generais e de Almirantes da Guarnição da Capital Federal. Foi apresentado, naquela cerimônia, o Estandarte do Corpo de Cadetes, o qual foi entregue a uma Guarda de Cadetes pelo Presidente Provisório. O Cadete ingressava como Praça Especial e era declarado Aspirante, situação que vigora até os dias atuais na Academia.
Em 1944, com a criação da Escola Militar de Rezende, o Corpo de Cadetes ocupou instalações especiais: à frente dos alojamentos dos Cadetes, os Postos de Comando dos Comandantes de Companhia e Comandantes de Pelotão e, num pavilhão anterior, as seções do Comando do Corpo de Cadetes mantendo-se, assim, a unidade entre os Oficiais e os Cadetes e o espírito de corpo da tropa .
O Corpo de Cadetes é constituído por um Comandante, um Subcomandante, um Estado Maior e diversos Cursos e Seções, compostos por Oficiais e Cadetes com as diversas missões e características peculiares a cada um.
Aos Cursos, cabe formar os futuros oficiais nas diversas Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), Serviço (Intendência) e Quadro (Material Bélico). As Seções auxiliam na formação da personalidade militar dos cadetes, trabalhando os mais variados atributos da área afetiva, por meio do Treinamento Físico Militar, das instruções de Equitação ,dos exercícios empregando técnicas especiais e das instruções e execução de tiro real de diversos armamentos .


Desenvolve as atividades pertinentes ao Ensino Profissional, de acordo com os seguintes períodos:
1º Período:Formação Básica - 1º e 2º Anos
2º Período:Qualificação - 3º Ano
3º Período:Qualificação e Intensificação de Instrução - 4º Ano



0 comentários:

Postar um comentário