Aeronáutica

Em 20 de janeiro de 1941, Getúlio Vargas assinou o Decreto 2961, criando o Ministério da Aeronáutica e estabelecendo a fusão das forças aéreas do Exército e da Marinha numa só corporação, denominada Forças Aéreas Nacionais. Pouco depois, em maio de 1941, um novo decreto mudou o nome da recém-nascida força aérea para Força Aérea Brasileira (FAB), nome que permanece até os dias de hoje.
A Força Aérea Brasileira obteve seu batismo de fogo durante a II Guerra Mundial participando da guerra anti-submarino no Atlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana. Foram enviadas para a Itália duas unidades áereas da FAB, o 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta Pua!, e a Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO).


Em julho de 2005, a Força Aérea Brasileira contava com o efetivo de 73.500 pessoas, sendo 66.020 militares e 7480 civis.

Mantém as seguintes instituições de ensino:



Escola Preparatória de Cadetes do Ar- EPCAr- Escola de ensino médio pronta para receber futuros cadetes da AFA



Academia da Força Aérea - AFA - Instituição de Ensino Superior especial que forma Aviadores, Intendentes e oficiais de Infantaria da FAB



Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA - Instituição de Ensino Superior que forma Engenheiros militares e civis em diversas especialidades




Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - CIAAr - Instituição especializada em preparar civis formados em outras areas de conhecimento para integrar a FAB.



Escola de Especialistas de Aeronáutica - EEAR - Escola de preparação de Sargentos especialistas da Aeronáutica. Com sede na cidade de Guratinguetá-SP. Prepara Sargentos Especialistas em várias áreas como Controle de Tráfego Aéreo, Mecânica de Aeronaves, Eletrônica, Música, Enfermagem, Infantaria, dentre outras. Ao final do curso que tem duração de dois anos o aluno é promovido a Terceiro Sargento da Aeronáutica Brasileira.


0 comentários:

Postar um comentário