sábado, 15 de dezembro de 2007

Criada em 5 de abril de 1988, em Salvador - BA, suas atividades se iniciaram com os cursos ministrados a oficiais e graduados de carreira do Exército. Com a criação do Quadro Complementar de oficiais em 1989, coube à EsAEx formar oficiais-técnicos desse novo Quadro.
Em 1992 na EsAEx, formou-se a primeira turma composta por pessoas do sexo masculino e feminino. Foi batizada de Maria Quintéria, patrona da EsAEx (foto ao lado). Desde então homens e mulheres anualmente são formados na áreas que são citadas logo abaixo.
O curso de duração de oito meses, forma oficias nas áreas de administração, comunicação social, contabilidade, direito, enfermagem, estatística, informática, psicologia, magistério e pedagogia e veterinária.

Concurso
IDADE: Não completar 37 anos até 01/03 do ano da matrícula.
SEXO FEMININO: Não estar grávida no período entre a inscrição e a conclusão do Curso.
ESCOLARIDADE: Ter concluído ou estar concluindo faculdade reconhecida pelo MEC em ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ECONOMIA, ESTATÍSTICA, COMUNICAÇÃO SOCIAL(Relações Públicas), DIREITO, INFORMÁTICA(Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Tecnólogo, Matemática Aplicada a Informática, Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas e Computação e em Eletrônica e Administração de Sistema de Informação), MAGISTÉRIO (Licenciatura Plena em Espanhol, Inglês, Física, Química, História, Geografia, Matemática e Português) e PSICOLOGIA.
MATÉRIAS: Português, História e Geografia do Brasil e Conhecimentos Específicos.
Inscrições: ainda não há informações.


Clique aqui
para ver a relação de candidatos aprovados no exame intelectual (EI) do concurso de admissão 2007 ao curso de formação de oficiais do quadro complementar 2008 (CA/2007 AO CFO/QC/2008)


Aos poucos o Escolas Militares vai trazendo novos conteúdos para que as dúvidas de todos possam ser esclarecidas.

25 comentários:

Vudu disse...

olá meu nome eh Filipe.

não tenho comentário mas sim duvidas e duvidas...ja havia enviado emais ao site da esaex mas sem êxito, espero aqui ter algumas respostas.

1-para que eu possa ingressar na esaex, eu preciso ter terminado meu curso superior? Faço Direito em uma faculdade paga de minha cidade e estou a fazer o 4º ano em 2008 (sendo q são 5 anos o curso) teria a possibilidade de no ano que vem eu ja poder estar ingressando na esaex, e terminando meu curso nela, ou necessáriamente eu teria q ter concluido meu curso superior?

2- apos ingresso na esaex, e feito o curso de especialização, fica formado como 1ºTel, correto? O novo oficial do quadro complementar irá ser conduzido à alguma O.M. ou ele por si só terá que procurar vagas?

3-a vida do oficial é estável quanto ao local de trabalho, ou geralmente há muitas reconduções de locais, O.M.'s?De tanto em tanto tempo muda-se de O.M. ou é estavel em uma apenas?

4-Pelo que lí, para ingressar na esaex faz-se uma bateria de 3 provas, 2 de conhecimentos gerais, e uma da área em que irá atuar, correto?todas desclassificatórias.Todas são oferecidas na Bahia, ou há o mesmo concurso para outros estados, no caso eu moro no interior de São Paulo, terei que me remover em todas as provas para Bahia?Há alguma espécie de assintência para quem é de local distante?

ficam aqui minhas dúvidas.

Muito obrigado!

João Filipe.

laly disse...

Gostaria de saber quando vai haver o concurso da EsAEX para o cargo de licenciatura plena em química. Muito obriga!!

cristiano_barbosa disse...

Resposta ao Filipe:
1 - para ingresso na ESAEX é necessária a apresentação do diploma de graduação. Ou seja, terá que concluir o teu curso antes de prestar o concurso;
2 - Quando o curso termina, os alunos são declarados Primeiros-Tenentes do Quadro Complementar de Oficiais (1º Ten QCO), e SERÁ classificado em qualquer OM no território nacional, de acordo com a nota final do curso e dentro de sua área. Para isso é realizada uma reunião com toda a turma para a escolha do local em que servirá, de acordo com as necessidades levantadas pelo Exército;
3 - não sei responder essa;
4 - Quanto ao local da prova, são determinados os locais por todo o território nacional. Com certeza haverá um local específico para os residentes na Bahia.

Espero ter ajudado a solucionar tais dúvidas...

Um abraço a todos !!!

Cristiano

Claristela disse...

Tenho muito interesse em ingressar mas a idade exigida é até trinta e sete?

Geferson disse...

Olá meu nome eh Geferson.

Minha dúvida é se depois de terminado o curso e ja atuando na área específica para qual prestei concurso posso pedir para mudar de "arma" no exército, por exemplo pedir para ser oficial de artilharia ou infantaria.

Chocoman disse...

Essa é para responder a dúvida do Geferson:
companheiro, como as formas de ingresso no círculo de oficiais são distintos (Infantaria/Artilharia, por exemplo, são pela AMAN), não existe forma de trocar de arma. Ainda mais quando o Oficial é do QCO... nem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais é realizado do mesmo modo para todos os Oficiais, já que os do QCO são, geralmente, realizados à distância.

leandro disse...

Boa tarde.
Alguem tem informações sobre estatístico na esaex, se já teve algum concurso para essa área no passado, ou se há previsão?

Marcos disse...

Gostaria de saber quem poça me indicar onde comprar as apostilas completas conhecimentos gerais e especificos na area de direito. Obrigado...

Gilmara disse...

Gostaria de saber se quem têm graduação em Pedagogia pode se candidatar a uma vaga na EsAEX.

Anônimo disse...

Oii
Alguém pode me reponder quando haverá concurso para licenciatura em português...e onde acho apostila de todos componentes exigidos para a prova. Obrigada!

Anônimo disse...

Aos companheiros que possuem graduação em Pedagogia e/ou Língua Portuguesa, os últimos concursos não tem prestigiado tais especialidades. Geralmente há vagas para Língua Estrangeira.

GINA disse...

GOSTARIA DA SABER SE TEM ALGUMA PREVISÃO PARA AS INSCRIÇOES DO ESAEX E TAMBÉM SE POSSO INGRESSAR,POIS ESTOU NO 4º SEMESTRE DE CONTABILIDADE.TERIA A POSSIBILIDADE DE TERMINRA O MEU CURSO PELA ESAEX?É SOMENTE EM SALVADOR,POIS RESIDO EM FORTALEZA-CE.
GINA KÉCIA.

Francisco Menna Barreto disse...

Olá, gostaria de saber, se ensino superior a distância, tbm vale para Esaex???
Como por exemplo tecnólogo em logística???
Grato

Anônimo disse...

depois de formado pela esaex somente posso voltar para a minha cidade de origem por boas notas, qual a colocação que posso escolher onde trabalhar ( cidade) existe outra maneira para eu voltar ao meu local de origem?

obrigado

douglas disse...

para informatica o curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas e valido ????

douglas disse...

gostaria de sabe ,o curso de tecnologia em analise e desenvolvimento de sistemas e valido para ingressa na esaex ?

Anônimo disse...

Gostaria de saber os assuntos especificos p/ as avaliações, sei que é português, história, geogafia do brasil e conhecimentos específicos: mas teria como obter o programa?

certo de contar com vossa atenção agardeço antecipadamente atenciosamente,

João Paulo Uchoa.

Anônimo disse...

Então porque voces colocaram: Ter concluído ou ''estar concluindo'' faculdade reconhecida pelo MEC para engressar na EsAEx se depois mesmo você respondeu que tem que ter o diploma.Ai ai ai

igor adv disse...

Gostaria de saber se para ingressar na esaex na area de direito é necessario a carteira da ORDEM, ou basta ser bacharel

Anônimo disse...

qual a area de atuação de um jurista, ou seja, em que oms o Of pode servir, e quais atividades pode realizar?

Anônimo disse...

Para ingressar na esaex e necessário ser portador de diploma então não e possível entrar ainda cursando, Nem terminar pela própria esaex.
No final do curso sera dada uma lista com as vagas disponíveis em diversas OMs de todo o brasil, e por ordem de classificação estas vagas serão preenchidas sendo escolhidas pelos candidatos melhores classificados.
Não criem perspectiva quanto as OMs que ficaram lotados pois a grande maioria das vagas são para lugares como Rondônia, Acre, Amapá e lugares onde outros oficiais mais antigos evitam ir então sobra para oficiais novinhos que estão se formando ocuparem estas vagas e são obrigados a passar 2 anos ate poder pedir transferência para outra localidade, mais não quer dizer que esse pedido será atendido de imediato pois tera que ter outro oficial para lhe substituir e terá que ter vaga na localidade pretendida.
Então quando engraçarmos no curso de formação devemos estar preparado pra ir para qualquer lugar do território nacional.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se houve de fato alteração na idade limite para QCO. Se houve, qual é?

Anônimo disse...

ola estudo na fatec analise de sistemas e gostaria de saber se eu posso ingressar na esaex pois a fatec e um curso de tecnologia
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá! meu nome é Marilia, faço o curso de enfermagem e gostaria de saber como faço para ingressar na ESAEX? se eu posso fazer o concurso antes de terminar o curso? gostaria de saber também das vagas e o funcionamento geral do curso! aguardo a resposta! obrigada

Anônimo disse...

Faço Enfermagem na Federal do Rio De Janeiro, gostaria de saber se posso voltar ao rio depois de formado tenente/enfermeiro?

Postar um comentário