CPOR/NPOR

CPOR

É a unidade de ensino do Exército responsável pela formação do oficial subalterno da reserva.
Idealizado pelo Tenente-Coronel Correia Lima, em 1927 no Rio de Janeiro, foi criado o primeiro CPOR. Tinha um novo conceito: proporcionar aos jovens universitários a conciliação das atividades acadêmicas com o Serviço Militar Obrigatório.
Atualmente existem cinco CPORs localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
As condições, segundo o site do Exército, para o ingresso são:
• ser brasileiro nato;
• estar freqüentando o ensino universitário em estabelecimento escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação:
• ser solteiro:
• ser do sexo masculino:
• ser voluntário para servir no CPOR/NPOR: e
• ser declarado aprovado na Seleção Especial composta de exame médico, teste físico e entrevista, onforme a legislação vigente.

Os alunos têm os seguintes cursos a escolher:
Arma de Infantaria
Arma de Cavalaria
Arma de Artilharia
Arma de Engenharia
Arma de Comunicações
Serviço de Intendência
Quadro de Material Bélico

Após se tornarem aspirantes-a-oficial ao término do ano de instrução, os melhores classificados são convocados para realizar o Estágio de Preparação de Oficiais Temporários, o EIPOT, em uma Organização Militar (OM). Após esse período, são promovidos ao posto de segundo-tenente, podendo permanecer no serviço ativo por mais alguns anos até retornarem à vida civil.

NPOR
As NPORs, núcleos de de Preparação de Oficiais da Reserva, são subordinadas aos CPORs. Não formam aspirantes em vários cursos, somente em um e geralmente a mesma especialidade da unidade militar à qual está incorporado. O curso compreende 2 períodos de instrução: Período Básico, e Período de Formação e Aplicação (PFA). Depois de terminar o período de instrução, de acordo com as vagas determinadas, é feita uma seleção de voluntários para o Estágio Preparatório para Oficiais Temporários (EPOT). Terminando esse o Aspirante a Oficial está em condições de ser promovido a 2ºTenente e ser convocado ao Estágio de Instrução Complementar (EIC), através desse estágio pode-se prolongar o tempo de serviço por até 6 anos.
Atualmente existem 45 delas espalhadas pelo território nacional. Foram formadas do desmembramento de alguns CPORs.




2 comentários:

  1. Pessoal que está com dúvida só entra no link ! http://www.cporrj.ensino.eb.br/pag_ingresso.htm

    ResponderExcluir
  2. Boa, vou fazer a prova do npor e gostaria de saber se alguem tem algumas provas pra eu poder revisar se alguem tiver meu email: otibabs@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir