domingo, 18 de novembro de 2007

CPOR

É a unidade de ensino do Exército responsável pela formação do oficial subalterno da reserva.
Idealizado pelo Tenente-Coronel Correia Lima, em 1927 no Rio de Janeiro, foi criado o primeiro CPOR. Tinha um novo conceito: proporcionar aos jovens universitários a conciliação das atividades acadêmicas com o Serviço Militar Obrigatório.
Atualmente existem cinco CPORs localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.
As condições, segundo o site do Exército, para o ingresso são:
• ser brasileiro nato;
• estar freqüentando o ensino universitário em estabelecimento escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação:
• ser solteiro:
• ser do sexo masculino:
• ser voluntário para servir no CPOR/NPOR: e
• ser declarado aprovado na Seleção Especial composta de exame médico, teste físico e entrevista, onforme a legislação vigente.

Os alunos têm os seguintes cursos a escolher:
Arma de Infantaria
Arma de Cavalaria
Arma de Artilharia
Arma de Engenharia
Arma de Comunicações
Serviço de Intendência
Quadro de Material Bélico

Após se tornarem aspirantes-a-oficial ao término do ano de instrução, os melhores classificados são convocados para realizar o Estágio de Preparação de Oficiais Temporários, o EIPOT, em uma Organização Militar (OM). Após esse período, são promovidos ao posto de segundo-tenente, podendo permanecer no serviço ativo por mais alguns anos até retornarem à vida civil.

NPOR
As NPORs, núcleos de de Preparação de Oficiais da Reserva, são subordinadas aos CPORs. Não formam aspirantes em vários cursos, somente em um e geralmente a mesma especialidade da unidade militar à qual está incorporado. O curso compreende 2 períodos de instrução: Período Básico, e Período de Formação e Aplicação (PFA). Depois de terminar o período de instrução, de acordo com as vagas determinadas, é feita uma seleção de voluntários para o Estágio Preparatório para Oficiais Temporários (EPOT). Terminando esse o Aspirante a Oficial está em condições de ser promovido a 2ºTenente e ser convocado ao Estágio de Instrução Complementar (EIC), através desse estágio pode-se prolongar o tempo de serviço por até 6 anos.
Atualmente existem 45 delas espalhadas pelo território nacional. Foram formadas do desmembramento de alguns CPORs.

video


video

30 comentários:

J.R.P.C disse...

Bom dia a todos.
Gostária de saber como fica os alunos que realizam o aniversario nos ultimos dias do ano, por exemplo, "Novembro e Dezembro", em relação a estár concluíndo o colegíal, e já ter cumprido o alístamento milítar obrigatório pelo fato de ser o ano de alistamento, só que no ano seguinte, o que ocorre para os que foram recrutados na selecão, se matriculando na faculdade consecutivamente.
Pergunto: como é realizado este crivo, pois todos os que realizam o terceiro colegial por motivo de legislação estadual, o primeiro semestre educacional acabam sendo inscritos, e no segundo semestre em diante, acabam passando para o ano seguinte.
Assim sendo:
com sete anos completos para o - 1º ano primario, com 15 anos para o 1º colegial, e com 17 anos 3º colegial, somente estarão na universidade os que já concluiram e não os que estão finalizando, sendo que aqueles que tiverem alistados não estarão atêndendo a um requisito por motivo de período, só concluiram os que realizaram seus aniversarios durante o 1º semestre do referido ano, ou tem algum intertício para analise dos alistados, que estão finalisando o 3º colegial no ano do alistamento militar,sendo que com 18 anos, estarão no 1º ano de faculdade e a partir de então atendendo o edital do CPOR.

vanilson disse...

Olá, gostaria de saber se essas escolas só recebem alunos que nunca prestaram o serviço inicial militar, ou se recebem alunos como no meu caso que já me alistei e hoje possuo o Certificado de Dispensa de Incorporação e faço ensino superior, posso me candidatar a aluno da instituição?

henrique disse...

Bom dia!!
Gostaria de ter uma ídéa de como e qual é a dificuldade da prova teórica para ingresso no cpor-sp.
obrigado

leonardo disse...

Por favor, você não teria nenhuma prova anterior da seleção para o CPOR?

marcelo disse...

por favor, voce nao teria uma prova anterior da seleçao para o cpor nao??
se possivel, enviar para o seguinte email: margon_14@hotmail.com

obrigado.

Rodolpho disse...

uma dúvida, os testes físicos são feitos juntos com os exames médicos?

gleyson disse...

tem prova para ir ao cpor?

Anônimo disse...

não teria uma prova anterior não?

Se tiver poderia emviar para o e-mail

victorduartepassos@hotmail.com

Muito Obg desde jaH

daniel de oliveira disse...

não teria uma prova anterior não?
Se tiver poderia emviar para o e-mail
vdo@hucff.ufrj.br
obrigado

sued disse...

Boa tarde
me chamo sued estou no curso superior e
gostaria de saber q tem alguma prova q já foi realizade e q possamos te-lá como base de estudo para sabermos como que é a prova escrita
se tiver poderia me enviar
esse é o E-mail suellenfac@yahoo.com.br da minha irmã pois não tenho E-mail
muito obrigado

Anônimo disse...

por favor teria alguma prova anterior do cpor?
ajc_carmo@hotmail.com
muito obrigado

Anônimo disse...

BOM DIA! OUVI UM COMENTÁRI QUE É POSSÍVEL SE INSCREVER PARA OFICIAL R2 COM ESNSINO MÉDIO COMPLETO PARA AQUELES QUE JA PASSARAM PELA CASERNA ISSO É VERDADEIRO OU PROPAGANDA ENGANOSA? QUE EU SAIBA É SOMENTE ATRAVÉ DO PRIMEIRO ANO DE SERVIÇO OBRIGATÓRIO E QUE ESTEJA CURSANDO OU CONCLUIDO O ENSINO SUPERIOR, SEM MAIS AOBRIGADO PELA ATENÇÃO. MEU E-MAIL É: ENVARGAS@BRINKS.COM.BR

Anônimo disse...

Por favor se tiver provas anteriores do cpor.
poderia me enviar. e poderia dar bizu sobre quais matérias cai na prova?
Obrigado!
Meu e-mail é : jp_o0@hotmail.com

Anônimo disse...

tambem gostaria de ter as provas anteriores, se possivel, meu é: rafa_rhb@hyotmail.com

obrigado!!

thiago vilela disse...

alguém sabe os assuntos q caem no npor?

VIN disse...

NAO EXISTE EXEMPLAR DA PROVA TEORICA DO NPOR!!!!
AS MATERIAS SAO MATEMATICA PORTUGUES HISTORIA E GEOGRAFIA
ESTUDEM

Anônimo disse...

As provas passadas do cpor/npor são queimadas, mas o nível é de ensino médio, nada muito complicado: 10 questões de português, 10 de matemática, 5 de geografia e 5 de história. Tem ainda uma redação com tema relacionado ao serviço militar.

Gustavo disse...

Como eu posso para me alistar para a CPOR, e porque já me alistei em uma Junta Militar.

jhayzon_mag@hotmail.com disse...

olá, eu já fui encaminhado para fazer testes fisicos no CPOR, mas,ainda não estou prestando faculdade por conta que eu não tenho condições
e já terminei o ensino médio,e gostaria de saber se há condições para eu ficar como aluno no CPOR?

Anônimo disse...

Para poder realizar a prova da "CPOR", e preciso estar cursando o 1° ano de faculdade ?
e no máximo com 18 anos ?

Rodrigo Mota disse...

Sou Aspirante da reserva, mas nao consegui voltar para o eipot, axo que deva ser pq eu obtive 2 `R` no desempenho dos meus atributos. Queria saber quantos `R` são previstos ou quantos posso ter para voltar para o eipot!

erick disse...

Gostaria de saber quem ja concluiu o npor em 2010 mas nao teve vaga no eipot ainda pode fazer no ano subsequente em outra regiao?..
se souber favor manda resposta para erick_rtw@hotmail.com

Anônimo disse...

http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/cpor-e-npor
Não é preciso esta cursando o ensino superior. Entre nesse site, todas as suas duvidas serão solucionadas

thi_nagy disse...

Brasil!

Fui aluno do NPOR 2010, onde fui o 3º Colocado da turma, porém obitive um "R" em um dos atributos, apresentação individual, gostaria de saber se existe algum recurso para rever esse conceito, ou algo que possa fazer para conseguir mudar esse conceito e retornar para o EIPOT caso seja aberto as vagas!
Agradeço desde já!
Asp R/2 Nagy
"Coragem e Determinação"

thi_nagy@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia. Queria ao menos ter uma pequena noção da prova teórica, para o alistamento militar. Para a formação de oficiais reservas.
Se possivel agum contúdo.

Anônimo disse...

Quero saber dos assuntos que caem nas provas ?
se alguem souber pode mandar a resposta
para: thiago_armindo@hotmail.com

Sandra disse...

bom dia,
gostaria de saber se eu não passar na prova do npor se estou dispensado automaticamente do serviço militar obrigatorio.

Igor Chimendes Pedrini disse...

Boa tarde meu nome é Igor Chimendes Pedrini, e gostaria de saber como faço para me inscrever na NPOR eu moro em São José dos Pinhais e quero saber se possuem NPORs em curitiba para poder me inscrever ! aguardo resposta no e-mail:.

Anônimo disse...

Como eu faço para me alistar no N.P.O.R. em Pelotas?
E quais as matérias que cãem, se poderem me falar os tipos de assunto tbm agradeso.

Anônimo disse...

alguns tem um prova anterior para o nopr maceio?

Postar um comentário